On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Iga Natalia Świątek (Varsóvia, 31 de maio de 2001) é uma tenista profissional polonesa (português brasileiro) ou polaca (português europeu). Ela atualmente tem como melhor ranking o número 1 do mundo em simples.
Seu pai, Tomasz Świątek, é um atleta olímpico de remo. No juvenil, Iga conquistou dois títulos de Slam: o de duplas no Torneio de Roland Garros de 2018, ao lado de Catherine McNally, e o de simples no Torneio de Wimbledon de 2018. Também liderou a Polônia à taça juvenil da Fed Cup, em 2016, e ganhou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2018 ao lado da eslovena Kaja Juvan.
Świątek começou a jogar regularmente no circuito WTA em 2019. Entrou no top 50 no mesmo ano, após chegar na final de competição de nível internacional e 4ª fase do Torneio de Roland Garros de 2019.
Possui um estilo de jogo em que se sente confortável em qualquer parte da quadra. Venceu o prêmio da WTA Jogada Favorita do Torcedor em 2019 com um drop shot executado da linha de fundo, e ficando em segundo no prêmio da WTA Jogadora de Simples Favorita do Torcedor, perdendo para Halep, do mesmo ano.
Seu primeiro título profissional foi um Grand Slam, o de Roland Garros de 2020, aos 19 anos, sendo uma das mais dominantes da competição, cedendo apenas 28 games, sem perder nenhum set e derrotando duas campeãs de majors no caminho. Em maio de 2021, conquistou o Aberto de Roma, vencendo Karolína Pliskova em duplo 6-0 na final.
No dia 25 de março de 2022 foi anunciado que ela se tornaria a tenista número 1 do mundo da WTA na semana seguinte, após a aposentadoria repentina da então líder do ranking, a australiana Ashleigh Barty. Ela conseguiu o feito após vencer a suíça Viktorija Golubic na estreia do WTA de Miami. Iga foi a primeira polonesa na história a conseguir chegar ao topo do ranking mundial. Tornou-se oficialmente número um no dia 4 de abril de 2022, logo após vencer o WTA de Miami. Em 4 de junho do mesmo ano, conquistou novamente o Torneio de Roland Garros, derrotando a Coco Gauff na final por 6-1 e 6-3. No US Open de 2022, obteve seu primeiro título da competição (seu terceiro Grand Slam), vencendo Ons Jabeur na decisão por 6–2 e 7–6.